PLANO DE AULA
DATA: 20 de Setembro de 2011
ESCOLA: Escola Municipal Eduvale
PROFESSORA: Diva Geronimo
AULA DE MATEMÁTICA: 1° Fase 2° Ciclo
Nº. DA AULA: 26
TEMPO ESTIMADO: 40 minutos
1. TEMA: Trabalhando com Adição e Subtração
2. Objetivo geral;
Resolver problemas do cotidiano, utilizando operações de adição e subtração como formas de raciocínio, desenvolver no aluno os conhecimentos matemáticos, como meio para compreender o mundo a sua volta.
Perceber o caráter de jogo lúdico, como meio de interpretação, intelectual
estimulando a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
estimulando a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
2.1 Objetivos específicos:
Trabalhar as operações de adição e subtração desenvolvendo as atividades sugeridas;
Compreender as operações de adição e subtração com interação e descontração;
Fazer uso do conhecimento já acumulado, apontar erros e estimular o aluno a aprender, através da atividade no quadro e na atividade lúdica.
2.2 Temas transversais:
Trabalhar a idéia de números antecessor e sucessor, maior e menor;
Ética, diálogo, respeito à vez do colega, uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos;
Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
3. CONTEÚDO;
· Atividades múltiplas de adição e subtração em folha sulfite;
· Jogo lúdico de tabuleiro com adições e subtrações.
3.1 METODOLOGIA:
Etapas:
A aula inicia-se com uma oração espontânea que será dirigida pela professora, após este momento é oferecido aos alunos à atividade preparada, com contas de adição e subtração, tem sua duração num tempo estimado de 15 a 20 minutos;
No Segundo momento a professora pedirá aos alunos que se dividam em duplas e, estará entregando os tabuleiros numéricos, isso se fará com auxilio de um aluno escolhido antecipadamente pela professora.
No tabuleiro consiste a idéia de adição e subtração que fará com que os alunos cheguem ao final da trilha. Trabalhando com temas transversais como: antecessor e sucessor, retroceder, respeito no momento que tiver que ceder sua vez ao colega, flexibilidade, pois, o aluno aprende a adição e a subtração “brincando” de forma lúdica.
4. RECURSOS DIDÁTICOS
· Tabuleiro de números;
· Dados;
· Atividade em papel sulfite A4;
· Tampinha de garrafa.
RECURSOS FINANCEIROS: | | |
Quantidade | Discrição | Valor |
16 | Tabuleiros | 11.00 |
16 | Dados | 1.00 |
30 | Folhas de atividades | 6.00 |
30 | Folhas de sulfite | 3.00 |
16 | Folhas plásticas | 2.40 |
3 | Tubos de cola | 1.50 |
Total | | 24.90 |
6. AVALIAÇÃO
Avaliar o desempenho individual e o coletivo dos alunos através das atividades propostas, observando a habilidade mental bem como a capacidade de trabalhar em grupo e individualmente utilizando o cotidiano de cada um.
7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Dante, Luiz Roberto – matemática / Luiz Roberto Dante. – São Paulo: Ática, 2001. – (vivencia & construção)
Muito interessante seu plana de aula,bastante dinâmico.
ResponderExcluirÓtimo, muito bem feito.
ResponderExcluirMuito bom esse plano de aula. Me ajudou muito.
ResponderExcluirEu Amei seu plano de Aula, estou fazendo faculdade de pedagogia.
ResponderExcluirAmei o plano, super objetivo.
ResponderExcluirMuito bom seu plano me ajudou muito
ResponderExcluir