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quarta-feira, 14 de setembro de 2011

AS FUNÇOES ATUAIS DA ESCOLA: REPENSANDO A DIDATICA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

O texto aborda as políticas que envolvem a ação pedagogia, curricular e as formas de organização dos trabalhos escolares, o processo de formação de cidadãos críticos e reflexivos e a qualificação do profissional da educação.
São diversos os fatores que causam impacto na educação escolar, são fatores econômicos, sociais  e culturais ,fatores esses ,que ocorrem devido ao avanço tecnológico e o processo de transformação pelo qual a sociedade decorre.
O profissional da educação necessita estar atento as novas exigências do mercado, deve qualificar-se ,ter maior flexibilidade e a capacidade de tomada de decisões,bem como trabalhar em equipe,afim de alcançar um objetivo comum,que é a educação.
Nessa perspectiva o docente atentará na sua formação e pratica  pedagógica,pois devido ao avanço tecnológico o mercado de trabalho necessita de profissionais qualificados para atuar na sociedade,portanto essa qualificação  quem garantirá, será o professor,pois essa educação será determinante no processo de inclusão ou exclusão de futuros profissionais para atender a demanda do mercado.
No processo de globalização a política e a economia são em parte, responsáveis pelo aumento do individualismo e da insensibilidade social, com isso agrava-se a exclusão social e proporciona um aumento entre os indivíduos no processo de aquisição do conhecimento.
O professor deve estar atento, pois na escola há uma enorme diversidade cultural, portanto este deve educar para uma educação social, para os valores humanos.
Outro fator importante é a revolução informacional, pois devido ao avanço tecnológico a grande massa da população tem acesso a canais direto de informações, assim o educador também deve procurar recursos para uma melhor interação com os meios.
Cabe ao professor inteirar-se da informação, e repassá-la com um saber sistematizado ao educando, pois a informação é necessária, contudo não é fonte de conhecimento.
A escola necessita ser uma fonte de conhecimento sistematizado, onde aborde a realidade, não agindo de modo isolado, e sim ligar-se ao mundo econômico, político, cultural, contribuindo assim para a inclusão de sujeitos críticos e reflexivos na sociedade.
Ao abordarmos os problemas antigos por qual, a escola atravessa   podemos ver que a escola padece a anos com  a pobreza das famílias,o baixo salário dos professores,a desvalorização social da profissão do professor,precárias condições de infra-estrutura, rebaixamento da qualidade do ensino e se não bastasse tudo isso ainda temos que lidar com problemas novos que  surgem nas escolas , como a repetência escolar, a dificuldade de aprendizagem dos alunos e as dificuldades dos docentes em lidar com essas situações.
Outro conjunto de necessidades educativas decorre da heterogeneidade dos problemas de diversidades sociais e culturais pelo qual muitos alunos passam ,como a desestruturação familiar, a violência, o trafico e o consumo  de drogas,a banalização das relações sexuais  assim amplia –se  as funções da escola com o sendo um lugar  de cuidado e proteção para  com as crianças.
Atribui-se também a escola o papel de transformar os alunos em aprendizes permanentes,isto se deve ao grande índice de alunos que tem acesso a mídia virtual, assim a informação que chega a esse educando passa por manipulação de outros, com uma divisão  entre realidade  e  imagem,portanto cabe ao educador transformá-lo num sujeito que analisa a informação  com criticidade.
Muitos professores ainda não estão preparados para lidar com as novas adversidades decorrentes dos problemas sociais dos alunos assim muitos educadores se vêem desempenhando o pape de pai ou mãe, conselheiro do aluno. Mudanças nas formas curriculares e organizacionais também são problemas enfrentados pelos educadores.
Hoje a escola desempenha muitas funções além da sua função pedagógica, a escola é um espaço de pluralidade, diversidade cultural, lugar de construção da subjetividade, desenvolvimento de praticas cidadãs. Com isso o professor tem um papel de suma importância nessas relações, pois é através dele que o educando construirá esse saber critico.
Nessa perspectiva o professor deve desenvolver no aluno a pedagogia do pensar,ou seja, fazer com que o aluno reflita, analise, questione o que é certo ou errado.
O aluno pesquisador articulara os conceitos com a realidade tornando-se um sujeito pensante, onde ele desenvolve em si mesmo a capacidade do raciocino lógico e interpretação da realidade.
O professor atuando numa pedagogia diferenciada lidará com diferenças de ordem psicológica e sociocultural, na psicológica está relacionada com a inteligência, ritmos de aprendizagem, características pessoas.
E na sociocultural abrange a origem social e cultural do aluno, assim o professor deve articular o conhecimento prévio do aluno com o saber sistematizado, que caberá ao educador media-lo ao educando.
O educador proverá uma educação igual, para sujeitos diferentes, desenvolvendo em cada um suas capacidades intelectuais, respeitando as diferenças e o ritmo de cada um.
A escola é muito importante na formação moral e intelectual dos alunos, pois através dela se ensina valores e atitudes.
Ela é responsável pela transmissão de conceitos morais ,modos de agir experiências essas que são trocadas no cotidiano escolar ,sendo assim um aluno sempre se apropria da cultura do outro,nesse prisma o educador deve atuar para ajudar os alunos na configuração de sua consciência moral e troca cultural.
Assim as escolas e professores devem planejar e realizar situações que trabalhem a realidade do aluno para o pleno desenvolvimento moral, social e cultural de seus educandos.
Essas situações a serem desenvolvidas fazem parte do currículo da escola. O currículo materializa, concretiza e viabiliza as intenções expressas no projeto pedagógico.
Currículo é o conjunto de vários tipos de aprendizagem no processo de escolarização vivencias da comunidade, interação entre professores, alunos, funcionários da escola. Vivencias estas que se denominam de currículo real e currículo oculto, ou seja, as atitudes do professor diante da sua pratica.
Portanto o currículo é algo que se é construído a partir das praticas e interações entre os indivíduos.
O PPP (projeto político pedagógico) abrange o planejamento anual da escola, este documento reflete a intenção da pratica metodológica, os ideais de um processo de educação que atenda a todos. O projeto pedagógico trata da organização escolar, o sistema de gestão e de tomada de decisões.
O projeto pedagógico curricular considera o que já foi instituído, como legislação, currículos, conteúdos, métodos etc. Mas também pode sofrer alteração, os profissionais da educação podem criar reinventar objetivos e metas compatíveis com os interesses da escola e da comunidade.
Na organização e gestão da escola, ha duas necessidades a serem consideradas: a participação na gestão e a gestão da participação.
A primeira a escola tende a envolver todos na gestão da escola, essa interação e da por meio de diálogos, discussões publicas, convivência e tomada de decisões.
Na gestão da participação referem-se às formas de organização, integração e articulação, ou seja, envolver todos  na gestão da escola ,integrar todas as diversidades ,para que se possa construir uma escola democrática , com base no fortalecimento dos laços com a escola, família e comunidade afim de uma educação que atenta a todos.
Portanto a escola continua sendo o caminho para desenvolver a igualdade e a inclusão social, ela representa a conquista da dignidade, da emancipação, da formação cultural de um povo.

Por: Dyva

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