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quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PROJETO DE PESQUISA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

1 INTRODUÇÂO

A presente pesquisa buscar entender o desenvolvimento da profissionalidade docente no I.F.M. T (Instituto Federal de Mato Grosso) ,como se constitui a formação deste docente, e as dificuldades encontradas no decorrer de sua carreira profissional.

1.1TEMA

 A profissionalidade Docente e seu Desenvolvimento e as varias dimensões existentes nessa área, principalmente a formação inicial e continuada do professor.


1.2 PROBLEMA

Como se desenvolve a profissionalidade docente?
Quais as maiores dificuldades encontradas por esses profissionais?

1.3 OBJETIVOS


1.3.1 OBJETIVO GERAL
           Pesquisar como se desenvolve a profissionalidade docente no I.F.M. T (Instituto Federal de Mato Grosso).



1.3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·                    Pesquisar formação inicial e continuada do professor;

·                    Mensurar a constante atualização que este profissional busca, para se destacar em sua profissão;

·        Compreender sua importância docente na sociedade em que atua.

1.4 JUSTIFICATIVA

A finalidade deste projeto de pesquisa busca compreender a importância da formação do docente e assim compreender as vantagens na escolha de tal profissão, bem como o nível de dedicação disponível ao se assumir tão árdua tarefa.


 2  REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 FORMAÇÕES DOS PROFESSORES


A         formação inicial é o primeiro passo, para o processo de crescimento permanente, do docente onde este se complementará com a formação continuada. O educador passará a adquirir mais experiências e saberes acompanhado de outros docentes, alunos e sociedade.
Pois ele tem a função que já vem determinada de socializar o aluno, mediando o conhecimento deste ser que está no processo de construção,assim o professor age como um construtor social,ou seja , sua profissão lhe da  poder de formar um cidadão social critico e reflexivo para atuar na sociedade.
     

2.2 DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

      Pode-se atribuir varias linhas no desenvolvimento da profissão docente, através da melhoria na capacitação do professor, tendo este educador a visão de buscar novos conhecimentos, além de compreender e conhecer a si próprio. Traçar novos parâmetros a fim de tornar sua ação pedagógica atrativa, refletindo acerca de sua pratica docente.
     Segundo Marcelo, “o desenvolvimento profissional é como um cruzamento de caminhos, como a cola que permite unir praticas educativas, pedagógicas, escolares e de ensino”. (Marcelo, 1994:317)
     O profissional docente necessita de escolas participativas onde os professores inovem sua ação pedagógica, e sua transmissão construirá cidadãos críticos para atuar na sociedade.

                        

3 METODOLOGIA

3.1 TIPOS DE PESQUISA

     Este projeto foi desenvolvido no I.F.M.T. através de pesquisa qualitativa com os profissionais docentes. O método utilizado se deu através de pesquisas realizadas em livros, o estudo bibliográfico baseia-se nas contribuições teóricas dos autores.
     Segundo Hegenberg (1976: II – 115) “[...] método é o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão de modo refletido e deliberado”.

3.2 LOCAL DE PESQUISA

    A pesquisa foi feita em um prédio que pertence à igreja assembléia de Deus. No entanto esta sendo alugado e hoje funciona o I.F.M. T, no início do ano letivo de 2011, o instituto contará com sede própria.
   O Campus do Instituto está estabelecido na Serra de São Vicente BR 364, KM 329, Santo Antônio do Leverger-MT.

3.3 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS

Para tal pesquisa foram utilizados instrumentos como observação, questionários e entrevista.



REFERENCIAS

LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Cientifica/Eva Maria                         Lakatos. Marina de Andrade Marconi. 2. ed. . São Paulo SP: Atlas, 1991.

TORRE de La saturnino de La. BARRIOS Oscar. Curso de formação para educadores. Ed. Madras. São Paulo: 2002.


Projeto de pesquisa apresentado á Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço-EDUVALE ao curso de Pedagogia.

Orientação: Prof. Carlos Câmara


PROJETO DESENVOLVIDO PELAS ACADÊMICAS:


DIVA GERONIMO

ELISANGELA C. S. DE OLIVEIRA
MARIA DE FATIMA FONTANELLI

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