1 INTRODUÇÂO
A presente pesquisa buscar entender o desenvolvimento da profissionalidade docente no I.F.M. T (Instituto Federal de Mato Grosso) ,como se constitui a formação deste docente, e as dificuldades encontradas no decorrer de sua carreira profissional.
1.1TEMA
A profissionalidade Docente e seu Desenvolvimento e as varias dimensões existentes nessa área, principalmente a formação inicial e continuada do professor.
1.2 PROBLEMA
Como se desenvolve a profissionalidade docente?
Quais as maiores dificuldades encontradas por esses profissionais?
1.3 OBJETIVOS
1.3.1 OBJETIVO GERAL
Pesquisar como se desenvolve a profissionalidade docente no I.F.M. T (Instituto Federal de Mato Grosso).
1.3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Pesquisar formação inicial e continuada do professor;
· Mensurar a constante atualização que este profissional busca, para se destacar em sua profissão;
· Compreender sua importância docente na sociedade em que atua.
1.4 JUSTIFICATIVA
A finalidade deste projeto de pesquisa busca compreender a importância da formação do docente e assim compreender as vantagens na escolha de tal profissão, bem como o nível de dedicação disponível ao se assumir tão árdua tarefa.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 FORMAÇÕES DOS PROFESSORES
A formação inicial é o primeiro passo, para o processo de crescimento permanente, do docente onde este se complementará com a formação continuada. O educador passará a adquirir mais experiências e saberes acompanhado de outros docentes, alunos e sociedade.
Pois ele tem a função que já vem determinada de socializar o aluno, mediando o conhecimento deste ser que está no processo de construção,assim o professor age como um construtor social,ou seja , sua profissão lhe da poder de formar um cidadão social critico e reflexivo para atuar na sociedade.
2.2 DESENVOLVIMENTO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
Pode-se atribuir varias linhas no desenvolvimento da profissão docente, através da melhoria na capacitação do professor, tendo este educador a visão de buscar novos conhecimentos, além de compreender e conhecer a si próprio. Traçar novos parâmetros a fim de tornar sua ação pedagógica atrativa, refletindo acerca de sua pratica docente.
Segundo Marcelo, “o desenvolvimento profissional é como um cruzamento de caminhos, como a cola que permite unir praticas educativas, pedagógicas, escolares e de ensino”. (Marcelo, 1994:317)
O profissional docente necessita de escolas participativas onde os professores inovem sua ação pedagógica, e sua transmissão construirá cidadãos críticos para atuar na sociedade.
3 METODOLOGIA
3.1 TIPOS DE PESQUISA
Este projeto foi desenvolvido no I.F.M.T. através de pesquisa qualitativa com os profissionais docentes. O método utilizado se deu através de pesquisas realizadas em livros, o estudo bibliográfico baseia-se nas contribuições teóricas dos autores.
Segundo Hegenberg (1976: II – 115) “[...] método é o caminho pelo qual se chega a determinado resultado, ainda que esse caminho não tenha sido fixado de antemão de modo refletido e deliberado”.
3.2 LOCAL DE PESQUISA
A pesquisa foi feita em um prédio que pertence à igreja assembléia de Deus. No entanto esta sendo alugado e hoje funciona o I.F.M. T, no início do ano letivo de 2011, o instituto contará com sede própria.
O Campus do Instituto está estabelecido na Serra de São Vicente BR 364, KM 329, Santo Antônio do Leverger-MT.
3.3 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS
Para tal pesquisa foram utilizados instrumentos como observação, questionários e entrevista.
REFERENCIAS
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Cientifica/Eva Maria Lakatos. Marina de Andrade Marconi. 2. ed. . São Paulo SP: Atlas, 1991.
TORRE de La saturnino de La. BARRIOS Oscar. Curso de formação para educadores. Ed. Madras. São Paulo: 2002.
Projeto de pesquisa apresentado á Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço-EDUVALE ao curso de Pedagogia.
Orientação: Prof. Carlos Câmara
PROJETO DESENVOLVIDO PELAS ACADÊMICAS:
DIVA GERONIMO
ELISANGELA C. S. DE OLIVEIRA
MARIA DE FATIMA FONTANELLI
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