Diva

Diva
Banner

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

RELATÓRIO DE PESQUISA PROFISSIONALIDADE DOCENTE


O presente relatório possibilitou ao grupo de pesquisa, adquirir um maior entendimento sobre a profissionalidade docente e seu desenvolvimento.
A pesquisa teve por objetivo levantar dados sobre a formação docente e suas dificuldades, buscando compreender a importância da formação deste profissional.

Ser professor não significa só ter uma profissão, mas sim, ensinar para vida e pela vida, embora nem sempre o que se aprenda em formação inicial e continuada é aplicados no decorrer das aulas, pois tal formação visa resultados. Nos dias atuais a tarefa da formação docente prioriza a quantidade e não a qualidade desses profissionais. Segundo Day:

Transformando os professores em “técnicos cujo dever é cumprir as metas pré-especificadas e cujo espaço de manobra para exercer o seu juízo discricionário – uma das características essenciais de um profissional autônomo – é cada vez mais limitado (DAY, 2003, p. 154).


Ao analisar o professor e a escola atual, deve-se questionar o seu papel social, tendo a educação como um produto de mercado, sendo a escola uma empresa que vende conhecimento deixando de exercer seu papel de formar cidadão.
A partir deste levantamento, constata se que a profissional docente é a junção de profissionalidade e personalidade, esta se desenvolve dentro e fora do contexto escolar. Após o termino deste projeto de pesquisa chegou-se a conclusão que é de suma importância que este profissional busque constante atualização para melhor desenvolvimento de sua profissão. Os docentes que participaram da pesquisa atribuíram que uma das dificuldades enfrentadas é a desunião entre a classe dos professores; falta de atenção dos alunos; baixo salário e sua desvalorização.
Estes também entenderam a importância de estarem buscando atualização para um melhor aperfeiçoamento de sua profissão.
 Conclui se, portanto, por profissionalidade docente como processo infinito de preparação para que o professor desenvolva melhor seu papel como um socializador e mediador de conhecimento e ao mesmo tempo sendo um receptor da mesma aprendizagem. Porém, deve se ter a consciência de que não pode ser atribuído ao professor os resultados finais da educação pois ele é só mais um nesse processo.
           A pesquisa iniciou-se com uma visita no IFMT (Instituto Federal Mato Grosso), no dia 13/10/10 ás 07h15min.  Na oportunidade o grupo expôs sua metodologia de pesquisa a coordenadora do núcleo do instituto Prof° Pós Doutora em química Claudia, sendo que esta se dispôs a  auxiliar  na referida pesquisa vindo a  esclarecer qualquer duvida das pesquisadoras.
Na oportunidade a professora nos apresentou, ao Professor doutor Leandro e este prontamente levou-nos a conhecer as instalações do Instituto, respondendo prontamente aos questionamentos das pesquisadoras,falando um pouco sobre a historia do IFMT,seus respectivos cursos ,onde este atende de forma gratuita a população de Jaciara,bem como do Vale do São Lourenço Leandro, também falou um pouco sobre sua historia como professor, suas graduações.
Na ocasião o grupo de pesquisa agendou uma nova data de visita ao instituto, com o intuito de observar a aula do prof° para  agregar dados a pesquisa.
As pesquisadoras retornaram ao IFMT, foram bem recebidas pela equipe de coordenação, onde esta nos apresentou a outro docente, onde ele convidou-nos a adentrar na sala de aula, a fim de assistirmos sua aula. Ele apresentou-nos a turma do Curso de Ciências da Natureza.
Na data do dia 15/10 o instituto estava recebendo a visita da diretoria do IFMT, do campus de São Vicente, onde estes esclareceram aos alunos que a partir do próximo ano letivo, o instituto contará com sede própria e que serão abertas novas vagas e que buscam novos cursos, para que possam atender toda população do Vale do São Lourenço.
Assistimos à aula do professor mestre Ronaldo Senra no qual, mostrou-se um profissional dinâmico, que interage com os alunos, apresentando seu cronograma e dando a eles oportunidade a questionamentos. Agradecemos a compreensão da turma e a atenção que fomos recebidos, nos dirigimos à coordenação no qual informamos que retornaríamos em data posterior para apresentar o questionário aos  docentes.
Após reunião com as pesquisadoras e o professor Carlos para formulação de questionário e correção de projeto sendo este aceito com êxito pelo referido professor.
No dia quinze de novembro retornamos ao instituto com questionários, no qual este foi entregue a coordenação para serem buscado em data posterior. Com a posse do questionário o grupo pode ter um maior entendimento sobre a profissionalidade docente e seu desenvolvimento.
A apresentação do projeto se deu através de seminário realizado em sala no dia 17 de novembro. Com os dados coletados através de pesquisa qualitativa e questionário o grupo de pesquisa pode expor a todos  presentes o resultado sobre a formação inicial e continuada do professor.

                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário