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quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Meu Memorial Descritivo


1-Introdução

O presente Memorial tem por objetivo analisar minhas concepções acadêmicas acerca da formação pedagógica, concepções estas que são mediadas pela professora Tânia, na disciplina de Didática Geral.
Verificam-se ainda minhas compreensões a priori e posteriormente ao conteúdo estudado no âmbito escolar.
Destacando as principais atividades que eu já desenvolvi, quanto às atividades que realizo atualmente, abordando minhas dificuldades em relação ao processo de aprendizagem, na disciplina de Didática Geral, bem como as minhas perspectivas de estudo e pesquisa em relação à disciplina e ao curso.

2-  Auto Avaliação

            A caçula de três irmãos sempre fui a mais dedicada aos estudos estudei minha infância em uma escola pública, bem estruturada e com ótimos professores, estudei no Yolanda Ally desde o Jardim até o quinto ano. Foram anos maravilhosos nessa magnífica escola, apesar de eu ser suspeita,pois amo o ato de estudar, aprender e transmitir.
            Fui alfabetizada com seis anos pela saudosa professora Maria de Lurdes, por quem eu tinha verdadeira adoração, considerando-a como uma segunda mãe, ela tinha uma verdadeira ternura ao ensinar.
            Mais tarde na segunda serie, plantei uma árvore, e há algum tempo atrás para minha surpresa, em visita a escola constatei que ela está la firme e forte produzindo sombra a minha antiga sala da segunda série.
            Mais tarde prossegui com meus estudos em outra escola de outra cidade foi muito gratificante também, pois na escola Marechal Rondon, sendo eleita presidente do grêmio estudantil, realizando sempre com responsabilidade e compromisso às reivindicações dos demais alunos.
            Depois veio ensino médio que também cursei em escola pública,sempre fui considerada Poe colegas e professores uma ótima aluna,ficando isso evidente no ensino médio,quando professores atribuíam a mim a tarefa de estar auxiliando colegas e as aulas na ausência deles.
            Casei-me e não dei seguimento aos estudos ,mais tarde vieram dois filhos ,deixei para mais tarde a retomada dos meus objetivos.Então no ano de 2010 ingressei na Faculdade,enfim meus sonhos estão de volta e poderia realizá-los.
            Prestei vestibular na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço-Eduvale para o curso de Pedagogia, enfim estava a um passo de realizar meu tão esperado e adiado sonho ser: Professora.
            O primeiro ano de Pedagogia foi muito bom para o meu crescimento intelectual e profissional. Aprendi muitas coisas, descobri novas amizades e o quanto é bom e prazeroso é a aquisição do conhecimento.
            Com a faculdade alcancei oportunidade de lecionar em escolas, hoje trabalho em várias para mim é a oportunidade de vincular a teoria do universo acadêmico com a prática da realidade escolar.
            O saldo do primeiro ano pode se dizer foi positivo pois despertou em mim o que havia adormecido e a cada dia que passa tenho a plena certeza que fiz a escolha certa acerca dos meu objetivos tantos pessoais ,quanto educacionais e profissionais.
            Agora no segundo ano a expectativa torna-se maior, pois já advenho de um saber conquistado no primeiro ano, e a sede pelo conhecimento é que me impulsiona cada dia mais.
            É com muito orgulho que hoje posso falar que sou, Diva Gerônimo, acadêmica do curso de Pedagogia pela Faculdade De Ciências Sociais Aplicadas Do Vale Do São Lourenço-Eduvale ,monitora da disciplina de Didática Geral  ministrada pela professora Tânia.
            Até o presente momento não possuo nenhuma dificuldade em relação à disciplina, bem como aos textos apresentados pela professora e estudados no âmbito escolar e fora dele.
 Acredito que isto se deva ao fato de eu ser uma pessoa de leitura assídua e encarar os estudos de forma responsável, pois acredito que somente através da dedicação aos estudos é que poderemos evoluir como profissionais e seres humanos.
            Procuro desenvolver com êxito todos os trabalhos que a mim são atribuídos enquanto aluna e monitora, auxiliando e sanando todas as duvidas que a mim são apresentados pelos demais colegas.Respeitando sempre o desenvolvimento de cada um.
             Pedagogia para mim é antes de tudo um curso de formação humana. Ser professor-educador é mediar o conhecimento, transmiti-lo de forma que o aluno entenda os valores não só pedagógicos, mas também os morais, trabalhando com a interdisciplinaridade das ciências auxiliares, a fim de formar cidadãos críticos e reflexivos.
            O educador, em seu ambiente de trabalho, necessita ter a sensibilidade de entender, o ser humano que esta ali, para ser instruído e formado por ele,pois esse ser  vem de culturas diferentes ,tem valores morais e sociais até então repassados a ele pelo senso comum,através de uma educação não intencional.
            Cabe ao professor através de uma educação planejada estar atento a tais adversidades que encontrará no âmbito escolar.
            Desejo assim fazer parte do processo educativo, através de uma pedagogia transformadora, fazer a diferença contribuindo assim para a transformação dos valores que hoje, são repassados a nossa sociedade.
            O professor antes de tudo é um ser que transmite valores e afetos ao mesmo tempo em que ensina ele torna-se aprendiz, com competência profissional e uma ação intencional, observando e analisando o contexto em que ele e seus alunos estão inseridos.
             Segundo Madalena “... a ação de olhar e escutar é um sair de si para ver o outro e a realidade segundo seus próprios pontos de vista, segundo sua história” (Freire, 1997.p, 10).
            A tarefa de educar não é fácil, o professor deve estar atento a todos os questionamentos sobre sua pratica pedagógica, transgredindo regras e barreiras que lhe são impostas, para que o seu trabalho possa contribuir na formação e construção de sujeitos autônomos.
            Hoje lamentavelmente podemos enxergar a falta de motivação do profissional da educação, muitos se mostram negligentes quanto a sua pratica pedagógica e a real razão do seu objetivo enquanto educador.
            Esta falta de compromisso por parte do professor pode ser vista como uma exaustão acerca da luta por melhores condições de trabalho e melhores salários, contudo estas adversidades pelo qual o educador passa não pode ser encarado como uma barreira na sua práxis educacional,
             Deve ser vista como mais um motivo de luta incessante para que a educação prevaleça, pois é através desse educador, que formará profissionais capacitados para a construção de uma sociedade autônoma em suas decisões.
             
3- Auto –avaliação dos Conteúdos Estudados


            No decurso da disciplina o entendimento dos textos foram significativos, pois através deles ,pode-se constatar que a Didática é de suma importância na formação acadêmica profissional do educador,pois através dela o professor organizará  os conteúdos teórico-prático na sua ação pedagógica e pratica escolar.
            Segundo Libâneo “...a didática se caracteriza como mediação entre as bases teórico - cientificas da educação escolar e a pratica docente ...”(LIBANÊO,1994.p.28) desse modo não pode-se imaginar a pratica docente do professor se esta não estiver interligada com a didática.
            Olga em didática: suas relações e pressupostos nos mostra que a pratica docente e a educação escolar percorreu um longo caminho passando por diversos teóricos, entre eles podemos citar COMÊNIO, ROUSSEAU, HERBART, DEWEY, SNYDERS, PAULO FREIRE, SAVIANI et al.
            Assim a escola foi instituída de forma a organizar uma forma de transmitir o que os indivíduos já sabiam pelo senso comum, de tal modo a escola passa ter um caráter de saber sistematizado e organizado.
            Pensadores da antiguidade como SOCRÁTES, PLATÃO, ARISTÓTELES E SANTO TOMÁS DE AQUINO, na idade média, faziam parte de um pensamento em comum acerca da educação: desenvolver no homem sua essência ideal de forma a atender as necessidades que as justificavam.
            Esses pensadores do mesmo modo defendiam que a construção da educação nesse homem seria a de uma educação moral, formando o caráter, os hábitos, os domínios das paixões, da justiça, seu desenvolvimento intelectual, físico e artístico.
            COMÊNIO em sua didática magna elaborou uma proposta para ensinar tudo a todos, onde prioriza a arte de ensinar que foi denominada de didática, COMÊNIO e LUTERO opuseram-se a pedagogia escolástica, ou seja, tradicional e também ao pensamento pedagógico que era predominante na época.
            A partir dos estudos realizados em sala de aula, pode-se observar a grande contribuição que a disciplina de didática geral tem para a Pedagogia, pois ela possibilita ao professor aplicar de modo que este proceda com uma interdisciplinaridade na formação da construção do individuo.
            Assim como para a metodologia de outras disciplinas, pois ela é um conjunto de conhecimentos pedagógicos de ensino e instrução na aprendizagem.
            A didática estuda as técnicas de ensino em todos os aspectos práticos e educacionais, ela estimula e encaminha no decurso da aprendizagem, na formação do homem.
             Estuda os princípios, as normas e as técnicas que regula qualquer tipo de ensino, para qualquer tipo de aluno, estudando ainda os métodos de ensino.


            Segundo Libâneo:

A Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sócio-políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos. (LIBÂNEO, 1994. P.25)

             Desse modo entende-se que é a partir da contribuição da didática que são fundamentadas todas as bases da ação pedagógica do educador.
           As aulas de didática bem como os conteúdos e atividades propostos são de grande valia, pois através dos textos apresentados e articulados por nós discentes podemos ter um embasamento acerca da nossa metodologia, instrução e pratica docente na nossa ação pedagógica.           
            Selma Garrido Pimenta em Panorama atual da Didática no quadro das Ciências da educação: Educação, Pedagogia e Didática nos remete a refletirmos acerca da Pedagogia ser vista como uma ciência da educação e a contribuição dela ao ensino e a aprendizagem.
            A pedagogia tem como objeto de estudo a educação, como outras ciências como a sociologia que estuda o homem em seu contexto social, sua interação ao meio em que está inserido e sua ação nesse meio.
            A psicologia numa ciência da área social estuda a questão psicológica do homem, os processos mentais e o comportamento humano.
            Contando ainda com outras ciências como a Antropologia, Ecologia todas são consideradas ciências e cada uma com seu objeto de estudo.
            Assim constata-se que a Pedagogia deve ser entendida como uma ciência da educação, pois a educação é um processo de transformação que faz parte do homem que é um sujeito do conhecimento, pois à medida que ele o conhece transforma e do mesmo modo ele é transformado ele passa a conhecer mais o meio em que coexiste.
            Conforme Coelho e Silva “... do mesmo modo que, à medida que é conhecida induz alterações naquele que a conhece...” (Coelho e Silva, 1991).
            Estrela quando fala em “irredutível pedagógico” no contexto escolar é o aluno, o individuo numa mesma situação de ensino e aprendizagem, centrada num só aluno. Difere-se assim das demais ciências que estudam a criança, o jovem, o adulto etc. No Irredutível Pedagógico esse estudo é especifico centra num único objetivo: o aluno.
            Assim admite-se a Pedagogia como ciência da e para a Educação
pois ela  trata da práxis,ação, reflexão,ação, ou seja, a reflexão acerca da prática pedagógica.
            Para a Pedagogia, a especificidade da didática trata do estudo da problemática do ensino-apendizagem, contribuindo na formação do professor preparando-o para a tarefa de organizar sua metodologia de ensino.    
            Em consonância com o estudo apresentado por Pimenta podemos entender que a Pedagogia se faz necessária como ciência        , pois esta trata do estudo da educação numa ação transformadora do homem no tempo e espaço em qual ele esta inserido.
            A Pedagogia sendo uma ciência da educação, tendo como objeto de estudo a educação e o homem, conta com o auxilio de outras ciências para ter um melhor entendimento do ser humano, este individuo que está constantemente em construção e transformação.
            Atribui-se ainda a importante contribuição da didática em organizar as formas da instrução e do ensino para a aprendizagem do profissional docente, para aplicar em sua prática na instituição escolar.

             
4-Considerações finais

Ao produzir este memorial parcial, pude compreender o quanto o curso de Pedagogia se faz importante em minha vida, com o ser humano, mãe, e educadora.
Em minhas leituras e reflexões afirmo o que eu já sabia: que somente através de uma educação organizada podemos contribuir em uma sociedade com cidadãos críticos, reflexivos e autônomos.
A educação nos proporciona a autonomia de nos intitularmos cidadãos livres de pensamentos, para que possamos pensar e avaliar se o que nós é apresentados seja através da mídia , seja através de uma educação não formal,é o correto para nossas vidas. A cultura sistematizada atribui em nós à liberdade de escolhas para contribuirmos na construção social de nosso  aluno, enquanto cidadão e enquanto ser humano.
Aprendi que a educação é permanente... Pois sempre teremos algo a aprender e a ensinar. E o principal, um educador não passa conhecimento ele problematiza. Espero que este seja o primeiro de muitos memoriais que escreverei, pois é muito gratificante vencer etapas em nossas vidas.
                                                      
O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança
descobrir. Cria situações-problemas".

(Jean Piaget)






Referencias bibliográficas



DAMIS, Olga T. Didática: suas relações seus pressupostos. In: LOPES, A.O. & a Repensando didática. Papirus: Campinas, SP. 1991.
                                                         
LIBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar, pedagogia e didática. In: Didática, São Paulo: Cortez, 1994.

PIMENTA, Selma Garrido. Panorama atual da didática no quadro das ciências da educação na constituição do objeto de estudo da Didática. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.) Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez, 1996.
                                           

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