Diva

Diva
Banner

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Plano de aula de Matemática

PLANO DE AULA
DATA: 20 de Setembro de 2011
ESCOLA: Escola Municipal Eduvale
PROFESSORADiva Geronimo
AULA DE MATEMÁTICA: 1° Fase 2° Ciclo
Nº. DA AULA: 26
TEMPO ESTIMADO: 40 minutos

1.    TEMA: Trabalhando com Adição e Subtração

2.    Objetivo geral;

Resolver problemas do cotidiano, utilizando operações de adição e subtração como formas de raciocínio, desenvolver no aluno os conhecimentos matemáticos, como meio para compreender o mundo a sua volta.
Perceber o caráter de jogo lúdico, como meio de interpretação, intelectual
estimulando a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.


       2.1 Objetivos específicos:
Trabalhar as operações de adição e subtração desenvolvendo as atividades sugeridas;
Compreender as operações de adição e subtração com interação e descontração;
Fazer uso do conhecimento já acumulado, apontar erros e estimular o aluno a aprender, através da atividade no quadro e na atividade lúdica.

2.2 Temas transversais: 
     Trabalhar a idéia de números antecessor e sucessor, maior e menor;
Ética, diálogo, respeito à vez do colega, uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer os conteúdos;
Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.

3.    CONTEÚDO;
·         Atividades múltiplas de adição e subtração em folha sulfite;
·         Jogo lúdico de tabuleiro com adições e subtrações.

     3.1 METODOLOGIA:
Etapas:

A aula inicia-se com uma oração espontânea que será dirigida pela professora, após este momento é oferecido aos alunos à atividade preparada, com contas de adição e subtração, tem sua duração num tempo estimado de 15 a 20 minutos;
No Segundo momento a professora pedirá aos alunos que se dividam em duplas e, estará entregando os tabuleiros numéricos, isso se fará com auxilio de um aluno escolhido antecipadamente pela professora.
No tabuleiro consiste a idéia de adição e subtração que fará com que os alunos cheguem ao final da trilha. Trabalhando com temas transversais como: antecessor e sucessor, retroceder, respeito no momento que tiver que ceder sua vez ao colega, flexibilidade, pois, o aluno aprende a adição e a subtração “brincando” de forma lúdica.

      4. RECURSOS DIDÁTICOS
·         Tabuleiro de números;
·         Dados;
·         Atividade em papel sulfite A4;
·         Tampinha de garrafa.



                                          RECURSOS FINANCEIROS:


Quantidade
Discrição
Valor
16
Tabuleiros
11.00
16
Dados
1.00
30
Folhas de atividades
6.00
30
Folhas de sulfite
3.00
16
Folhas plásticas
2.40
3
Tubos de cola
1.50
Total

24.90



       6. AVALIAÇÃO
            Avaliar o desempenho individual e o coletivo dos alunos através das atividades propostas, observando a habilidade mental bem como a capacidade de trabalhar em grupo e individualmente utilizando o cotidiano de cada um.


      7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Dante, Luiz Roberto – matemática / Luiz Roberto Dante. – São Paulo: Ática, 2001. – (vivencia & construção)

6 comentários: