1.TEMA: Geografia Urbana e Rural
2.OBJETIVO GERAL:
Reconhecer, nas paisagens locais e no lugar em que se encontram inseridas, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de usa coletividade, de seu grupo social.
Trabalhar a distinção, de modo atualizado, entre realidades urbanas e realidades rurais, por intermédio da leitura da paisagem.
3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1º Caracterizar a urbanização;
2º Verificar o significado de espaço urbano e rural;
3º Compreender como a cidade se desenvolve;
4º Analisar a interferência do homem na construção do meio.
4.CONTEÚDO
Por meio da leitura da paisagem, os estudantes poderão observar identificar, descrever ou comparar os elementos que a compõem geografia presentes no meio rural e no meio urbano.
Esta seqüência didática propõe a observação de paisagens do campo e da cidade, assim como a sua representação pelos alunos, por meio de desenhos e painéis ilustrados. Com isso, eles poderão questionar, indagar e formular explicações sobre fenômenos e acontecimentos e refletir sobre variados aspectos de sua realidade cotidiana .
A partir dessa observação o professor, estará auxiliando os alunos na construção de maquetes da geografia do campo e da cidade. Os alunos se dividirão em grupos e montarão as maquetes e apresentarão no seminário.
5.METODOLOGIA
Num primeiro momento as professoras estarão ministrando uma aula teórica, fazendo uma relação paralela, com elementos que compõem o meio urbano e o meio rural para isso fará uso do mapa conceitual geográfico, assim constata-se o conhecimento prévio dos alunos.
Num segundo momento os alunos serão divididos em grupos e produziram cartazes utilizando imagens de livros, revistas e jornais. Sendo que estes cartazes devem destacar quais as diferenças encontradas no campo e na cidade.
Num terceiro momento será visita a campo para os alunos eliminarem qualquer duvida que surja entorno do tema.
Novamente em sala os alunos juntamente com as professoras, produziram maquetes que retratem o meio urbano e o meio rural. Com essas maquetes os alunos apresentaram um seminário na escola para os colegas.
6.RECURSOS DIDÁTICOS
· Fotografias alusivas às paisagens rurais e às paisagens urbanas;
· Visita ao ambiente rural;
· Isopor, caixas de leite, tinta guache, cola, tesoura, pincel, folhas de sulfite, espuma, erva, palitos de picolé, palitos de dente, linha, miniaturas de carrinhos e pessoas, canetão;
· Revistas, Jornais e livros.
7. MAPA CONCEITUAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO:
Elementos da paisagem | Rural | Urbana |
1. Espaços naturais | SIM | + OU - |
2. Presença de Vegetação | SIM | + OU - |
3. Presença de Fauna (domesticada e silvestre) | SIM | + OU - |
4. Presença de gente | SIM | SIM |
5. Presença de edificações | NÃO | SIM |
6. Presença de infra-estruturas (estradas, redes elétricas, escolas etc.) | + OU - | SIM |
8.RECURSOS FINANCEIROS
Discrição | Quantidade | Valor |
Cola quente | 3 bastão | 1,50 |
Isopor | 1 folha | 2,00 |
Tinta guache | 1caixa | 2,50 |
Folha de sulfite | 30 folhas | 3,00 |
Espuma | ----------------------- | ---------- |
Erva de tereré | 1 pacote | 2,99 |
Palito de picolé | 100 palitos | 1,50 |
Palito de dente | 1 caixa | 0,50 |
Linha | 1 novelo | 6,00 |
Total | 19,99 |
9.AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no trabalho em grupo na produção e representação das maquetes, através de desenhos e textos sobre as construções do ambiente rural e urbano e elementos da natureza, arvores, construções, flores e solo.
Reconhecer e comparar os elementos sociais e naturais que compõem paisagens urbanas e rurais brasileiras, explicando alguns dos processos de interação existentes entre elas.
excelente!
ResponderExcluir