Diva

Diva
Banner

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Plano de aula de Geografia para 2°fase do 2° ciclo


1.TEMA: Geografia Urbana e Rural

2.OBJETIVO GERAL:
Reconhecer, nas paisagens locais e no lugar em que se encontram inseridas, as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de usa coletividade, de seu grupo social.
Trabalhar a distinção, de modo atualizado, entre realidades urbanas e realidades rurais, por intermédio da leitura da paisagem.


3.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1º Caracterizar a urbanização;

2º Verificar o significado de espaço urbano e rural;

3º Compreender como a cidade se desenvolve;

4º Analisar a interferência do homem na construção do meio.

4.CONTEÚDO
Por meio da leitura da paisagem, os estudantes poderão observar identificar, descrever ou comparar os elementos que a compõem geografia presentes no meio rural e no meio urbano.
Esta seqüência didática propõe a observação de paisagens do campo e da cidade, assim como a sua representação pelos alunos, por meio de desenhos e painéis ilustrados. Com isso, eles poderão questionar, indagar e formular explicações sobre fenômenos e acontecimentos e refletir sobre variados aspectos de sua realidade cotidiana      .
A partir dessa observação o professor, estará auxiliando os alunos na construção de maquetes da geografia do campo e da cidade. Os alunos se dividirão em grupos e montarão as maquetes e apresentarão no seminário.

5.METODOLOGIA
Num primeiro momento as professoras estarão ministrando uma aula teórica, fazendo uma relação paralela, com elementos que compõem o meio urbano e o meio rural para isso fará uso do mapa conceitual geográfico, assim constata-se o conhecimento prévio dos alunos.
Num segundo momento os alunos serão divididos em grupos e produziram cartazes utilizando imagens de livros, revistas e jornais. Sendo que estes cartazes devem destacar quais as diferenças encontradas no campo e na cidade.
Num terceiro momento será visita a campo para os alunos eliminarem qualquer duvida que surja entorno do tema.
Novamente em sala os alunos juntamente com as professoras, produziram maquetes que retratem o meio urbano e o meio rural. Com essas maquetes os alunos apresentaram um seminário na escola para os colegas.

6.RECURSOS DIDÁTICOS
·         Fotografias alusivas às paisagens rurais e às paisagens urbanas;
·         Visita ao ambiente rural;
·          Isopor, caixas de leite, tinta guache, cola, tesoura, pincel, folhas de sulfite, espuma, erva, palitos de picolé, palitos de dente, linha, miniaturas de carrinhos e pessoas, canetão;
·         Revistas, Jornais e livros.


7. MAPA CONCEITUAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO:
                                                                                                                      
Elementos da paisagem
Rural
Urbana
1. Espaços naturais
SIM
+ OU -
2. Presença de Vegetação
SIM
+ OU -

3. Presença de Fauna (domesticada e silvestre)
SIM
+ OU -
4. Presença de gente
SIM
SIM
5. Presença de edificações
NÃO
SIM
6. Presença de infra-estruturas (estradas, redes elétricas, escolas etc.)
+ OU -
SIM

8.RECURSOS FINANCEIROS

Discrição
Quantidade
Valor
Cola quente
3 bastão
1,50
Isopor
1 folha
2,00
Tinta guache
1caixa
2,50
Folha de sulfite
30 folhas
3,00
Espuma
-----------------------
----------
Erva de tereré
1 pacote
2,99
Palito de picolé
100 palitos
1,50
Palito de dente
1 caixa
0,50
Linha
1 novelo
6,00
Total
19,99



  9.AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados no trabalho em grupo na produção e representação das maquetes, através de desenhos e textos sobre as construções do ambiente rural e urbano e elementos da natureza, arvores, construções, flores e solo.
Reconhecer e comparar os elementos sociais e naturais que compõem paisagens urbanas e rurais brasileiras, explicando alguns dos processos de interação existentes entre elas.

Um comentário: