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sexta-feira, 25 de novembro de 2011

RELATÓRIO CACS: CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB

 CACS:        CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB


Mediante estudos desenvolvidos pelas integrantes do grupo e do levantamento e coleta de dados obtidos através da Secretaria Municipal de Educação, pode-se intuir que o CACS (Conselho de Acompanhamento e Controle Social ) referente  ao município de Jaciara, no estado de Mato Grosso situa-se devidamente constituído e conta com  as representações dos segmentos sociais estabelecidos em lei e os membros do conselho,faz uso de um conhecimento  parcial sobre a  legislação referente ao respectivo  programa.
 Apesar de terem um conhecimento prévio sobre a legislação, evidencia-se que na hora das discussões as participações são escassas. Há um processo de discussões, quanto às atribuições de cada um deve desenvolver, contudo as discussões e participações ativas ainda são insuficientes.
No que se refere à aprovação da legislação para o CACS ( Conselho de Acompanhamento e Controle Social), já é uma realidade e foi confirmada, porém  constata-se que a influência mútua no momento  das reuniões ainda são escassas.
Diante dos dados coletados, nota-se que nem todos os integrantes que fazem parte do conselho fazem gozo de discussões, nem se aprofundam nas discussões a fim de terem um conhecimento global dos fatos que realmente incidem.
 A pesquisa contatou ainda que o conselho local  encontra –se  legalizado perante ao (FNDE) Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar e está devidamente cadastrado, no entanto os  desafios  que os membros do  conselho tem para  contribuir na avanço  da educação  no município de Jaciara              Apesar do engajamento da família e de alguns integrantes da sociedade é notório a participação e contribuição de poucos, enquanto outros somente acatam as decisões que esses poucos que participam adotam.
 Compreende ainda que a participação dos membros é tomada em partes , pois quando há reuniões todos são chamados e informados do local  e da pauta, mas simplesmente isso é que obtivemos como informação.
 Coletamos ainda que o órgão possui regimento interno devidamente formado e organizado, segundo os requisitos do (FNDE) Fundo Nacional do Desenvolvimento Escolar.
 No que se refere ao  site do Fundo Nacional do Desenvolvimento Escolar,  conta-se que o conselho está devidamente  cadastrado que  as reuniões ocorrem  uma vez ao mês, contudo mediante os dados coletados pelo grupo ,  os membros do conselho  raramente se reúnem, somente em acontecimentos de urgência e emergência.
 Percebemos ainda que a existência do  conselho está mais próxima a ficção  do que na realidade e que alguns membros do conselho, incidem mais poder de decisão que os demais, contudo entendemos que tal fato não deveria  ocorrer,  pois  o Conselho necessita  operar com realidade para que as  cobranças possam ocorrer com  maior transparência a fim de prestar esclarecimento a sociedade em geral que é a maior interessada.
 Nota-se que  conselho não  participa ativamente e que muitas atividades não são devidamente acompanhadas por todos os integrante do conselho.
Destaca-se também que nas reuniões da prestação de contas, muitos membros assinam o que lhes é apresentado, sem questionamentos deixando assim de exercer seu papel ao qual foi instituído.
            Através da pesquisa o grupo  pode observar que um grande fator positivo é que em nosso município o  Conselho é uma realidade . Porém não podemos deixar de destacar os pontos negativos ,compreende assim que os conselheiros devem participar ativamente quanto a tomada de decisões,fazendo uso de cobranças frente ao desenvolvimento da educação  em nosso município, fazendo uso assim dos nossos direitos que são garantidos  na constituição, então não  podemos acolher medidas que nos são impostas,  e sim devemos buscar o  questionamento , refletirmos  sobre cada situação  e somente assim  tomarmos decisões corretas,   pois isso ecoa inteiramente na vida de todo educando (a) do nosso município.
 Vale lembrar que a busca de soluções frente aos problemas detectados a partir da pesquisa, é que o conselho de Acompanhamento seja mais eficaz, que busque, que faço uso dos seus direitos, no intuito de sanar quaisquer duvidas que venham a surgir e assim contribuírem com uma melhor participação no que diz respeito ao acompanhamento de um programa tão importante quanto esse do Governo Federal.
 Para que de fato ocorram avanços na educação do município o conselho deve defender seu poder na tomada de decisão e cobrar que as coisas caminhem em ajuste com o regimento e legislação em vigor. Atuando de forma ativa e efetiva.
 A concretização da sexta etapa da respectiva pesquisa , encontrou-se uma maior dificuldade, pois não encontrou –se quem nos desejasse atender a fim de apresentar-nos  alguns  esclarecimentos quanto  a averiguação de recursos recebidos.
Assim desconhece-se o total e nem se é compatível com a necessidade prevista ao município de Jaciara. Conforme dados levantados pela pesquisa a entrevistada informou que tudo esta dentro da lei e da previsão, contudo apenas isso poderia nos passar.
Ainda conforme a entrevistada tem se esclarecido os recursos respeitando as resoluções legais e a créditos em contas específicas do FUNDEB, com lançamentos eventuais dos acertos desempenhados.
Também segundo a entrevistada, há aplicações legais no mercado financeiro, ficando disponível toda a documentação relativa ao fundo, aos membros do conselho e órgãos de controle quando são requeridos.

Através da pesquisa levantamos dados de  que  as ações financiadas estão sendo efetuadas  e que  através dela, contata-se progressos  no que diz respeito ao  aprendizado dos alunos em nosso município .
 Também se observou mediante a coleta de dados que até o presente momento o município de Jaciara, não conta com  a complementação da União, pois para isso faz-se necessário que a Prefeitura Municipal ,cria-se  a Secretaria de Arrecadação e  provar a união que o que recebe é incompatível  com os custos originados nesse departamento.

Contribuição para o  grupo
Pode-se dizer que este estudo possibilitou ao grupo, um maior conhecimento quanto a área de atuação do CACS, constatamos que o mesmo existe, que já é um grande passo, porém o mesmo ainda não está atuando da forma que deve operar.
Percebe-se também que os  membros do conselho necessitam ser mais arrojados no que diz respeito ao desempenho de suas funções, afinal foi para a busca de realizações proveitosas ao CACS , que foram nomeados e deles espera-se que num futuro que está próximo estejam eles lutando por progressos quanto a educação do nosso município.

Este estudo, bem como a pesquisa de coleta de dados foi desenvolvido por:
DIVA                                  ESCOLA SANTO ANTONIO
LUCIANA                           ESCOLA SANTO ANTONIO
QUEILA                             ESCOLA SANTO ANTONIO

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