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sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PLANO DE AULA PARA LINGUA PORTUGUESA

PLANO DE AULA
DATA: 24 de novembro de 2011
ESCOLA: Escola Municipal Eduvale
PROFESSORADiva Geronimo
AULA DE LINGUA PORTUGUESA: 2° Ciclo 2° Fase
Nº. DA AULA: 26
TEMPO ESTIMADO: 3 meses  com duração de 40 minutos/aula



1.    TEMA: Desenvolvimento e construção de um livro de historia.


2.    Objetivo geral;

Aperfeiçoar o processo de expressão oral e escrita, construindo no aluno o domínio das formas de expressão, possibilitando que ele esteja apto para construir um texto aplicando os conhecimentos adquiridos de forma clara e coesa, através de uma linguagem dentro dos padrões da norma culta da língua portuguesa, buscando desenvolver o gosto pela leitura.


2.1  Objetivos específicos:
·          Que o aluno no final da produção do livro tenha um  conhecimento prévio  e seja capaz de:
·         Refletirem sobre a  temática que compõem o livro de historias;
·         Ilustrem um texto, praticando interpretação;
·         Adquiram o habito da leitura;
·         Esquematizem uma história;
·         Apliquem os conceitos da língua portuguesa na construção de textos;
·         Possuem o domínio da interpretação e coesão do texto.


2.2  Temas transversais: 

·         Proporcionar o desenvolvimento a escrita;
·         Educação Artística;
·         Desenvolver a capacidade de ler e interpretar;
·         Ampliar a criatividade, através da produção do livro.



3.    CONTEÚDO;
·         Construção de um livro de historinhas elaborada e desenvolvida pelos alunos.
.

     3.1 METODOLOGIA:
Etapas:

            Estarei iniciando a aula acolhendo as crianças, em seguida faremos uma oração espontânea que será dirigida pela professora. Em seguida cantaremos uma musica.
            Num segundo momento, estarei fazendo com eles a roda da conversa de acordo com as necessidades observadas pela professora ao receber os alunos.
            Para iniciar a aula, farei a chamada no cartaz e estarei contando as crianças que estão ausentes e presentes, trabalhando dessa forma a noção de numeral e quantidade com as crianças.
            Também trabalharei o calendário com eles, assim com o objetivo de ensinar os dias da semana, perguntando a eles como está o tempo hoje, se está ensolarado ou chuvoso, instigando assim neles, o conhecimento acerca do tempo.
            Num terceiro momento, estarei conversando com eles sobre as regrinhas que temos na sala de aula, seus deveres, como de vir à escola, realizar as atividades propostas pela professora, ajudar na preservação da sala de aula, bem como o respeito com os colegas e com a professora.
            Nesta aula estarei apresentando a eles livros de historias infantis. Trabalharei primeiramente o conhecimento que eles já possuem acerca, das historias dos livros que eles conhecem, farei questionamentos sobre, quem gosta de leitura, qual o tipo de livros que eles gostam de ler, se costumam pegar livros emprestados da escola.
            Após esgotarem todas as discussões acerca dos livros infantis, estarei propondo a construção de um livro com uma historia que cada aluno, construirá individualmente, este livro será elaborado por eles, juntamente com o auxilio da professora.
Espera-se que a construção do livro se de em três meses, pois é necessário um tempo para que as crianças possam desenvolver os trabalhos de forma correta e organizada.


3.2 ELABORAÇÃO DO LIVRO

      ·         O livro deverá ser produzido individualmente pelo aluno com um tema infantil;
     ·         Deve-se deixar a 1º página do livro para o título e nomes dos autores; a 2ª página para o sumário, ou índice; a 3ª página para dedicatória; a 4ª página para inicio da primeira história;
      ·         A capa do livro deverá ser decorada de maneira bonita e organizada de forma que convide o leitor à leitura;
      ·         O livro deverá ser produzido em caderno pequeno de desenho de 50 folhas;
    ·         Os desenhos serão feitos primeiramente em um rascunho, coloridos com capricho para depois serem colocados no livro.


               4. RECURSOS DIDÁTICOS
·                                     Livros de historias infantis;
·                                     Calendário de tempo;
·                                      Folha sulfite;
·                                      Lápis de cor;
·                                     Caderno de desenho.



  4.    RECURSOS FINANCEIROS

 
                                          RECURSOS FINANCEIROS:


Quantidade
Discrição
Valor
1 bloco
Folhas de sulfite A4
5.00
3
Caixas de lápis de cor
7.50
-------
Livro de historinha
--------
-----


Cadernos de desenho
---------

Total

12,50




       6. AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados no trabalho individual, bem como na produção e elaboração das historias, dos livros através dos desenhos, textos sobre as construções de suas narrativas.
Verificar as facilidades e as dificuldades dos alunos, participação individual e coletiva ,bem como o domínio da língua escrita, produção textual, linguagem culta, conhecimentos adquiridos no cotidiano das aulas de língua portuguesa, bem como comunicação e expressão.
Espera-se que assimilem efetivamente a aprendizagem do conteúdo proposto em sala, como também por suas histórias quanto à capacidade de leitura e interpretação.




      7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. -3. Ed- Brasília: A Secretaria, 2001


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