PLANO DE AULA
DATA: 24 de novembro de 2011
ESCOLA: Escola Municipal Eduvale
PROFESSORA: Diva Geronimo
AULA DE LINGUA PORTUGUESA: 2° Ciclo 2° Fase
Nº. DA AULA: 26
TEMPO ESTIMADO: 3 meses com duração de 40 minutos/aula
1. TEMA: Desenvolvimento e construção de um livro de historia.
2. Objetivo geral;
Aperfeiçoar o processo de expressão oral e escrita, construindo no aluno o domínio das formas de expressão, possibilitando que ele esteja apto para construir um texto aplicando os conhecimentos adquiridos de forma clara e coesa, através de uma linguagem dentro dos padrões da norma culta da língua portuguesa, buscando desenvolver o gosto pela leitura.
2.1 Objetivos específicos:
· Que o aluno no final da produção do livro tenha um conhecimento prévio e seja capaz de:
· Refletirem sobre a temática que compõem o livro de historias;
· Ilustrem um texto, praticando interpretação;
· Adquiram o habito da leitura;
· Esquematizem uma história;
· Apliquem os conceitos da língua portuguesa na construção de textos;
· Possuem o domínio da interpretação e coesão do texto.
2.2 Temas transversais:
· Proporcionar o desenvolvimento a escrita;
· Educação Artística;
· Desenvolver a capacidade de ler e interpretar;
· Ampliar a criatividade, através da produção do livro.
3. CONTEÚDO;
· Construção de um livro de historinhas elaborada e desenvolvida pelos alunos.
.
3.1 METODOLOGIA:
Etapas:
Estarei iniciando a aula acolhendo as crianças, em seguida faremos uma oração espontânea que será dirigida pela professora. Em seguida cantaremos uma musica.
Num segundo momento, estarei fazendo com eles a roda da conversa de acordo com as necessidades observadas pela professora ao receber os alunos.
Para iniciar a aula, farei a chamada no cartaz e estarei contando as crianças que estão ausentes e presentes, trabalhando dessa forma a noção de numeral e quantidade com as crianças.
Também trabalharei o calendário com eles, assim com o objetivo de ensinar os dias da semana, perguntando a eles como está o tempo hoje, se está ensolarado ou chuvoso, instigando assim neles, o conhecimento acerca do tempo.
Num terceiro momento, estarei conversando com eles sobre as regrinhas que temos na sala de aula, seus deveres, como de vir à escola, realizar as atividades propostas pela professora, ajudar na preservação da sala de aula, bem como o respeito com os colegas e com a professora.
Nesta aula estarei apresentando a eles livros de historias infantis. Trabalharei primeiramente o conhecimento que eles já possuem acerca, das historias dos livros que eles conhecem, farei questionamentos sobre, quem gosta de leitura, qual o tipo de livros que eles gostam de ler, se costumam pegar livros emprestados da escola.
Após esgotarem todas as discussões acerca dos livros infantis, estarei propondo a construção de um livro com uma historia que cada aluno, construirá individualmente, este livro será elaborado por eles, juntamente com o auxilio da professora.
Espera-se que a construção do livro se de em três meses, pois é necessário um tempo para que as crianças possam desenvolver os trabalhos de forma correta e organizada.
3.2 ELABORAÇÃO DO LIVRO
· O livro deverá ser produzido individualmente pelo aluno com um tema infantil;
· Deve-se deixar a 1º página do livro para o título e nomes dos autores; a 2ª página para o sumário, ou índice; a 3ª página para dedicatória; a 4ª página para inicio da primeira história;
· A capa do livro deverá ser decorada de maneira bonita e organizada de forma que convide o leitor à leitura;
· O livro deverá ser produzido em caderno pequeno de desenho de 50 folhas;
· Os desenhos serão feitos primeiramente em um rascunho, coloridos com capricho para depois serem colocados no livro.
4. RECURSOS DIDÁTICOS
· Livros de historias infantis;
· Calendário de tempo;
· Folha sulfite;
· Lápis de cor;
· Caderno de desenho.
4. RECURSOS FINANCEIROS
RECURSOS FINANCEIROS: | | |
Quantidade | Discrição | Valor |
1 bloco | Folhas de sulfite A4 | 5.00 |
3 | Caixas de lápis de cor | 7.50 |
------- | Livro de historinha | -------- |
----- | Cadernos de desenho | --------- |
| ||
Total | | 12,50 |
6. AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados no trabalho individual, bem como na produção e elaboração das historias, dos livros através dos desenhos, textos sobre as construções de suas narrativas.
Verificar as facilidades e as dificuldades dos alunos, participação individual e coletiva ,bem como o domínio da língua escrita, produção textual, linguagem culta, conhecimentos adquiridos no cotidiano das aulas de língua portuguesa, bem como comunicação e expressão.
Espera-se que assimilem efetivamente a aprendizagem do conteúdo proposto em sala, como também por suas histórias quanto à capacidade de leitura e interpretação.
7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa/Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. -3. Ed- Brasília: A Secretaria, 2001
Casinos with Cashout in Michigan (2021) - DRMCD
ResponderExcluirCasinos 원주 출장마사지 with Cashout in Michigan (2021). A guide 삼척 출장마사지 to gambling 김제 출장안마 in Michigan including 순천 출장마사지 cashout bonuses, 논산 출장안마 no deposit bonus codes, free bets,