Diva

Diva
Banner

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Plano de aula para a alfabetização

Plano de Aula Educação Infantil
Data: 26 de Novembro de 2011
Escola: 
Professoras: 
Faixa Etária: Pré – escola 5 anos
Tema: Os Insetos
Eixos: Linguagem Oral e escrita / Sociedade e Natureza

1.    TEMA:
Conhecendo e Identificando os insetos e sua a rotina (formiga, cigarra, besouro, joaninha, borboletas).

2. OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·           Identificar com os alunos a existência dos insetos, suas características, e sua forma de vida;
·         Que o aluno conheça o modo de vida e as características dos insetos;
·         Proporcionar a partir de seqüências pedagógicas que as crianças descubram diferentes tipos de insetos como: borboletas, joaninhas, formigas e besouros entre outros,
·         Exercitar nos alunos através de exemplos da vida dos animais, uma vida em sociedade e uma forma de organização social;
·         Proporcionar ao aluno o desenvolvimento da capacidade de argumentação e curiosidade a respeito do modo de vida destes animais;
·         Organizar uma discussão onde os alunos demonstrem aquilo que eles já sabem sobre a vida, ética, uso e valorização do diálogo como instrumento para esclarecer a vida cotidiana.

3. CONTEÚDO:
Os insetos

4. METODOLOGIA:
Estaremos iniciando a aula acolhendo as crianças, em seguida faremos uma oração espontânea que será dirigida pelas professoras.
Para iniciar a aula, faremos a chamada no cartaz e estaremos contando às crianças que estão ausentes e presentes, trabalhando dessa forma a noção de numeral e quantidade com as crianças.
Também trabalharemos o calendário com eles, assim com o objetivo de ensinar os dias da semana, perguntando a eles como está o tempo hoje, se está ensolarado ou chuvoso, instigando assim neles, o conhecimento acerca do tempo.
Num terceiro momento, estaremos conversando com eles sobre as regrinhas que temos na sala de aula, seus deveres, como de vir à escola, realizar as atividades propostas pela professora, ajudar na preservação da sala de aula, bem como o respeito com os colegas e com a professora.
Nesta aula estaremos trabalhando sobre os insetos, a partir da palavra inseto, estaremos possibilitando as crianças refletirem como estão organizados os insetos na sociedade, onde estaremos ouvindo as crianças sobre seus conhecimentos prévios,  referente ao meio em que os insetos vivem.
Estaremos disponibilizando livros de historias infantis onde os personagens sejam insetos para que as crianças possam assimilar os mesmos nas historias.
  Depois contaremos uma historia sobre os insetos, falaremos dos filmes "Vida de inseto", ou "Lucas, um intruso no formigueiro"; "Formiguinhas" e faremos questionamentos como:

·         Que tipo de animais podemos encontrar no jardim?
·         Há animais dentro do solo?
·         Há animais que visitam as flores?
·         Embaixo de pedras, em cascas de árvores velhas, há animais?

Depois de esgotadas todas as discussões sobre o tema, estaremos propondo uma atividade de reconhecimento, onde em duplas os alunos serão convidados a identificarem os insetos no cartaz.
A partir da palavra inseto, estaremos  trabalhando uma atividade em folha sulfite com a vogal “I”, e como forma da família silábica da mesma, onde as crianças trabalharão a coordenação motora através da pintura da vogal e dos desenhos, onde eles pintarão somente os insetos que estarão propostos na atividade.
Pediremos que as crianças identifiquem a vogal “I” presentes na sala e em seu nome, bem como nos nomes de seus colegas.
Também faremos uso de atividades de recorte, colagem, escrita e cópia, enfatizando a vogal “I” e retomando o sentido de inseto.
No fim as professoras entregarão uma máscara de inseto a cada aluno, para que pintem.

5. RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS:
·         Lápis de cor;
·         Cartaz de chamada com desenhos de insetos;
·         Painel de desenhos com insetos;
·         Folhas brancas;
·         Desenhos animados e histórias infantis em que eles sejam personagens;
·         Livros especializados;
·         Mascaras de Insetos.

6. RECURSOS FINANCEIROS




Descrição.
Quantidade.
Valor.
Folhas de sulfite atividade
30
4.50
Cartolina
1
0.40
Livro de Historinha
1
1.00
Lápis de Cor
3 cx
9.00
Máscaras
30
4.50
Painel com insetos em E V A
1
5.90
Total

25,30

7. AVALIAÇÃO:
Analisar nos alunos seu desempenho de forma individual e coletiva, através das atividades propostas, avaliando o conteúdo já absorvido pelos alunos bem como fixar os pontos nos quais ainda precisa ser trabalhado.
Verificar o conhecimento prévio que cada um já possui acerca dos insetos, bem como o interesse e assimilação do conteúdo proposto pela professora.


8. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Projeto de Ensino sobre os Insetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário